O Voice Picking é uma tecnologia que utiliza comandos de voz para orientar os operadores de armazém na recolha de encomendas. Esta tecnologia também acrescenta valor numa grande variedade de aplicações, incluindo:
- Manuseamento de mercadorias: A tecnologia de voz pode ser utilizada nas principais operações de manuseamento de mercadorias em armazém, com receção, arrumação, reabastecimento, embalagem, montagem de kits e expedição, com o apoio de instruções fornecidas pelo WMS.
- Inventário: O Voice Picking também pode ser utilizado para efetuar inventários. Os operadores podem utilizar o Voice Picking para registar a localização e a quantidade de produtos em stock.
- Recolha de dados: O Voice Picking também pode ser utilizado para recolher dados sobre as operações do armazém. Os operadores podem utilizar o Voice Picking para registar informações sobre tempos de recolha, erros de recolha e danos nos produtos.
Esta tecnologia oferece uma série de benefícios para as empresas, incluindo:
- Aumento da produtividade
- Redução de erros
- Maior segurança
- Aumento do conforto do operador (satisfação do utilizador)
- Visibilidade analítica
Aumento da produtividade
Vários estudos demonstraram o impacto positivo do Voice Picking na produtividade. Um estudo efectuado pelo Aberdeen Group concluiu que as empresas que utilizam o Voice Picking aumentaram a produtividade do picking até 30%.
Outro estudo, realizado pela McKinsey & Company, concluiu que as empresas que utilizam o Voice Picking reduziram o tempo de recolha até 20%.
O Voice Picking aumenta a produtividade de várias formas. Em primeiro lugar, permite que os operadores mantenham as mãos livres para manusear os produtos. Isto significa que os operadores não têm de parar o que estão a fazer para consultar listas ou ecrãs, manusear dispositivos móveis ou caneta e papel. Isto pode levar a um aumento da velocidade de recolha. Em segundo lugar, o Voice Picking, em que o sistema guia o operador através de tarefas sequenciais, o que elimina a necessidade de os operadores terem de escrever ou recordar informações. Isto permite que os operadores se concentrem na tarefa de recolha, o que também conduz a um aumento da velocidade.
Reduzir os erros
Considere como o Voice Picking elimina a necessidade de os operadores escreverem ou lerem informações em papel ou num dispositivo móvel. Isto ajuda os operadores a concentrarem-se na tarefa de picking, o que pode levar a uma redução substancial das distracções e da probabilidade de erros. Do mesmo modo, uma vez que esta tecnologia fornece feedback imediato aos operadores, estes podem identificar e corrigir rapidamente os erros que ocorram.
Os mesmos estudos citados anteriormente são claros: existe um impacto positivo do Voice Picking na redução de erros. O estudo do Aberdeen Group concluiu que as empresas que utilizam o Voice Picking reduziram o número de erros de separação de pedidos até 50% e o estudo da McKinsey & Company indica que as empresas que utilizam o Voice Picking reduziram o tempo de recuperação de erros até 70%.
Melhorar a segurança
Ao dar aos operadores uma maior autonomia e liberdade de movimentos, a tecnologia Voice Picking permite-lhes manter as mãos livres para manusear os produtos – argumentos essenciais para reduzir o risco de acidentes e melhorar as taxas globais de segurança. Este elemento é reforçado pelo facto de os operadores não terem de olhar para baixo para consultar listas ou ecrãs. O resultado? Menos riscos de quedas ou colisões com máquinas.
Além disso, uma vez que o Voice Picking fornece feedback imediato aos operadores, estes podem identificar e corrigir rapidamente potenciais perigos, o que pode ajudar a evitar acidentes.
Maior conforto para o operador
Os mesmos argumentos a favor da liberdade de movimentos e de uma maior concentração nas tarefas estão na base de um maior conforto do operador. Ter as mãos livres para manusear os produtos reduz a fadiga e o stress dos trabalhadores e incentiva uma maior satisfação da força de trabalho.
Como não é necessário consultar fichas técnicas, ecrãs ou manusear dispositivos móveis com informações sobre produtos, os operadores podem concentrar-se nas tarefas logísticas com uma postura mais natural e defensiva, que os protege e lhes permite trabalhar com mais conforto e confiança.
Como implementar soluções de Voice Picking
Está a pensar em implementar uma solução de Voice Picking? A CodeOne tem uma vasta experiência neste mercado, com provas dadas e casos de estudo instalados em algumas das maiores empresas portuguesas.
Para implementar o Voice Picking, as empresas devem ter o seu armazém previamente organizado e equipado com software de gestão de armazéns (WMS – Warehouse Management System). Os componentes necessários são o hardware, que tipicamente consiste num auricular com microfone e um dispositivo de comunicação sem fios, o software de integração entre o WMS e o dispositivo de voz, bem como a definição de um diálogo baseado no processo de workflow previamente estabelecido.
A implementação do Voice Picking também requer a formação dos operadores, uma vez que estes têm de aprender a utilizar o hardware e o diálogo que foi definido e implementado.
Contacte-nos para saber como podemos ajudá-lo a melhorar o desempenho do armazém, reduzir os erros e aumentar a segurança e o conforto do operador.