picture

Notícias

CodeOne em entrevista ao Semanário Sol

A CodeOne distingue-se, já há dez anos, no mercado de desenvolvimento de soluções para recolha e identificação automática de dados. O País Positivo esteve à conversa com Carlos Figueiredo, diretor da empresa.


Carlos Figueiredo começa por explicar que a CodeOne representa a continuação de um projeto antigo, num sector de mercado que conhece verdadeiramente. Na verdade, movimenta-se nele desde 1989. Ao longo do seu percurso profissional, Carlos Figueiredo teve oportunidade para adquirir e desenvolver importantes e diversas competências técnicas, trabalhando ao serviço de diferentes empresas, caminho que lhe permitiu agudizar ainda mais o seu espírito empreendedor. Foi sócio em alguns projetos, mas jamais se afastou deste ramo de atividade.


O diretor explica que o core business da empresa, pela natureza do seu portefólio de produtos, está direcionado para um nicho de mercado. “Vendemos ferramentas que permitem incrementar o nível de produtividade dos nossos clientes, disponibilizando-lhes equipamentos e soluções informáticas. Tentamos cobrir todas as áreas necessárias à implementação destes projetos, desde o fornecimento do equipamento, passando pelo software e depois pelo suporte e manutenção. Ou seja, trabalhamos com tudo o que seja recolha automática de dados em ambiente móvel e profissional. Muitos poderão considerar que se trata de equipamentos parecidos com os PDA, mas, na verdade, os nossos produtos destinam-se à recolha automática de dados, realizada num ambiente puramente profissional (ex.: os códigos de barras, tecnologias de RFID, robustez adequada, etc.) Disponibilizamos soluções específicas para que os colaboradores de uma empresa, trabalhando em ambiente móvel, possam interagir diretamente com o sistema de gestão. Desta forma, os colaboradores poderão utilizar ferramentas informáticas com funcionalidades semelhantes às de um computador e evitar a duplicação na introdução de dados. Contribuímos para que as pessoas trabalhem num dispositivo informático que lhes permita interagir, em tempo real ou não, com o sistema central, de forma remota.”.

Para ficarmos a perceber melhor o que a CodeOne tem para oferecer, Carlos Figueiredo exemplifica da seguinte forma: “em ambiente de armazém, por exemplo, utilizam-se equipamentos robustos, integrados com uma aplicação e que permitem receber instruções, em tempo real, sobre a movimentação da mercadoria. De certa forma, os colaboradores são orientados pelo sistema informático, que os auxilia a otimizar a sua atividade e os informa relativamente ao local de levantamento de uma determinada palete, onde a têm que a colocar, para quem se destina. Esta informação é disponibilizada e validada através da utilização de processos de identificação, nomeadamente através da leitura de códigos de barras”.


Acompanhando a evolução das novas tecnologias, a CodeOne procura sempre disponibilizar aos seus clientes os equipamentos e as soluções mais vanguardistas. “Neste momento já existem novas tecnologias que naturalmente facilitam muito a realização das tarefas, facto que também se reflete no aumento da produtividade. Falo, por exemplo, do voicespeaking que permite ao colaborador, através da sua voz, inserir e receber instruções controladas pelo sistema central. Estes sistemas estão preparados para reconhecer a voz do operador, adaptam-se à forma de falar da pessoa e, por instruções simples, permitem a execução dos processos”.


A CodeOne prima por um contínuo acompanhamento dos projetos dos seus clientes. “Não vendemos só por vender. A nossa vasta carteira de clientes trabalha connosco há muitos anos (ex.: Delta, a Sumol+Compal, EDP, CTT Expresso, Nestlé, Portucel, entre outros.). Como são projetos de médio e longo prazo, merecem da nossa parte um acompanhamento contínuo. Fazemos questão de acompanhar desde a venda, passando pelo desenvolvimento das aplicações – esta é a parte fundamental -, até ao suporte e à manutenção do hardware. Se o projeto não for rentável para o cliente, também não é para nós. Já tivemos experiências negativas e positivas. Temos consciência do que significa para as empresas investir num projeto desta dimensão. Estes projetos requerem que o empresário seja detentor de uma visão estratégica, que alcance a rentabilidade através do aumento da produtividade, no médio e longo prazo, mas também exigem da nossa parte um acompanhamento cuidado. É este acompanhamento contínuo que nos distingue. Em situação alguma, a CodeOne deixa de prestar o apoio necessário, apoiando os clientes a encontrar as soluções necessárias para cada situação. Consideramos, portanto, que esta forma de trabalhar, próxima do cliente, nos diferencia e representa uma vantagem competitiva da CodeOne”.


Esta filosofia de trabalho impele a empresa a analisar cuidadosamente todas as a oportunidades que surgem para internacionalizar a sua marca. O empresário esclarece que tencionam apostar no aumento de vendas para mercados internacionais, mas que a confiança que os clientes depositam na CodeOne é muito mais importante, pelo que todos os projetos são devidamente sujeitos a uma reflecção cuidada, por forma a garantir que as barreiras geográficas se ultrapassam e que, em nenhuma circunstância, o cliente se irá sentir pouco apoiado.
 Carlos Figueiredo sabe que “estes mercados estão com um crescimento bastante acelerado”, o que acaba por ser um enorme desafio. Porém, considera que a solução passe pelo “desenvolvimento de soluções integradas”. Consciente da rápida evolução no mercado de produtos informáticos, a CodeOne aposta também no desenvolvimento e comercialização de soluções de software que vão ao encontro das necessidades do mercado, produtos aos quais acrescenta os valores de fiabilidade e proximidade com o cliente, tão característicos da CodeOne.


“Os grandes desafios hoje são a integração dos PDA`S nestes ambientes, uma maior robustez, o aumento dos ecrãs, os tablets. Tudo isto cria mais complexidade em termos de desenvolvimento, em termos de fluxo de informação. Ou seja, tem que haver um equilíbrio, pois não podemos sobrecarregar o utilizador final.”


O nosso entrevistado refere que têm um projeto em curso: a plataforma Gral. “O Gral é o projeto no qual conjugamos toda a experiência adquirida nos últimos anos com os nossos clientes. É a nossa resposta na procura de soluções simples e práticas para os problemas que nos aparecem constituir grandes dificuldades”.


A CodeOne preocupa-se em fornecer um serviço completo. Desenvolve aplicações profissionais seguras, para que tudo funcione. Trabalha para “criar soluções seguras, robustas, que permitam aumentar a eficácia e a produtividade dos utilizadores.